sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Luxemburgo e a sua filosofia

O que a maioria da torcida do Flamengo queria e grande parte da imprensa já esperava aconteceu: O Luxa foi demitido. Devido a esse fato, será feito um balanço do trabalho dele no comando do Mais Querido. 

Começo em 2010.

O Luxemburgo pegou um Flamengo em crise em 2010. A torcida que tinha comemorado o título do campeonato brasileiro no ano anterior viu o seu time sendo eliminado na Libertadores, demitir 3 técnicos e ainda teve que ver o maior ídolo da história do clube sendo chutado da Gávea. Foi nesse cenário que o renomado Vanderlei Luxemburgo chegou ao Flamengo. Sem craques, sem contratações, a grande esperança de um ano melhor não estava dentro de campo, estava fora dele, com o técnico.
O Luxemburgo pegou o Flamengo na 14° posição, a 6 pontos da zona de rebaixamento. Pouca coisa mudou até o final do campeonato. Com um fraco desempenho de apenas 3 vitórias em 10 jogos sob o comando de Luxemburgo, o Flamengo brigou até a penúltima rodada contra o rebaixamento. A vaga na Sul-Americana só veio depois que o campeonato brasileiro já tinha acabado. Todo o Brasil torceu pelo Goiás, na final da Sul-Americana, contra o Independiente, mas os rubro-negros estavam “secando” os goianos, porque só com um título dos Argentinos que nós conseguiríamos a vaga na competição.
                                                                                                                
2011 e o projeto.

O ano de 2011 começou muito bem com um título Carioca invicto e com uma longa invencibilidade no campeonato brasileiro. Uma invencibilidade “mentirosa”, pois o Flamengo jogou muito mal durante esse tempo, vencendo os seus jogos através do talento individual de jogadores como Ronaldinho e Thiago Neves. A eliminação na Copa do Brasil foi uma prova de que o time não ia muito longe jogando o futebol medíocre que vinha apresentando. A invencibilidade durou um longo tempo, mas quando terminou, doeu. Um sonoro 4x1 para o Atlético GO, em pleno Engenhão. Depois disso o time ficou 10 jogos sem vencer.
Na segunda metade da temporada o Flamengo foi eliminado da Copa Sul-Americana pela Universidade do Chile com outra goleada sonora, em casa. Dessa vez foi 4x0 para a LaU, nem o gol de honra o Flamengo fez. No Brasileirão o suposto objetivo foi alcançado: A vaga na Libertadores. Com a quarta colocação na competição, o Flamengo se classificou para a Pré-Libertadores.

Um inicio de 2012 turbulento e o adeus (\o/)

Como o Flamengo iria na jogar a Pré-Libertadores contra o Real Potosí, lá na altitude, ficou decidido que metade da pré-temporada seria em Londrina e a outra parte seria em Sucre, na Bolívia.
O Flamengo já não é nenhum exemplo de profissionalismo e com a ajuda da imprensa isso foi exposto durante a estadia em Londrina. Salários atrasados, Ronaldinho ameaçando não viajar para a Bolívia, Alex Silva afastado do elenco, Thiago Neves – Traíra – indo para o Fluminense... Tudo isso fez com que uma crise na Gávea fosse instalada. Junto com a crise vieram noticias de que o elenco estava insatisfeito com o treinador. Parecia que o Luxemburgo ia agüentar a pressão, mas a bomba estourou quando, na partida mais importante do semestre para o clube, ele escalou um time com 4 volantes. Foi quando a torcida perdeu, de vez, a paciência com o treinador. O Flamengo venceu a segunda partida, no Rio, e passou para a fase de grupos da Libertadores, mas o técnico não resistiu à queda.


Prós
  • Classificou o time para a Sul-Americana em 2010(Mesmo no sufoco).  
  • Campeão Carioca invicto.  
  • Classificou-se para a Libertadores em 2011.  
  • Conseguiu levar o time para a fase de grupos da Libertadores em 2012.

    Contras
    •  Em quase 1 ano e meio de Flamengo não conseguiu dar padrão tático ao time.
    • Não ganhou nenhum título de expressão.
    • Teve um dos maiores zagueiros do país na defesa – Alex Silva – e não conseguiu resolver os problemas das bolas aeras.
    • Foi eliminado na Copa do Brasil para o todo poderoso Ceará.
    • Abandonou a Sul-Americana que, em tese, seria um caminho mais fácil para a Libertadores.
    • Perdeu o controle sobre o elenco.
    • Manteve jogadores fracos como Renato Abreu e Welinton no time titular. 
    • Indicou jogadores fracos como Wanderley e Jael.
    O que você achou do trabalho do Luxa? Gostou? Reprovou? Achou justa a demissão dele?

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Siga o editor do nosso Blog no twitter.

    Curte a nossa página no Facebook. 

     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário