quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pós-Jogo - Flamengo x Corinthians


Quem já ouviu a expressão “nó tático”? Então, foi isso que aconteceu hoje no Engenhão. Poucas vezes eu vi um clube ser tão anulado igual foi o Flamengo foi. Por mérito do Corinthians? Sim. Afinal, foi assim que foram campeões da Libertadores. Mas muito mais por demérito do Flamengo. A diferença entre os dois treinadores já era gritante, mas depois do início da partida ficou escancarada aos olhos de mais de 50 milhões de torcedores que pararam para ver o clássico das duas maiores torcidas do país. Enquanto de um lado o time da capital paulista era arrumado taticamente, compacto na defesa e rápido nas saídas ao ataque, o Flamengo deles – Sim, o Flamengo deles: Michel Levy, Patrícia Amorim, Joel Santana... Porque esse não é o meu Flamengo – era um time sem padrão tático algum, sem uma postura dentro de campo e totalmente perdido.

Todos sabiam que seria uma partida difícil, os mais conscientes já esperavam por uma derrota, os mais otimistas torciam para que o Flamengo vencesse mais uma partida na raça, assim como foi contra o Bahia. Mas ninguém esperava um Flamengo totalmente dominado pelo Corinthians. O Rubro-Negro não produziu NENHUMA jogada que levasse perigo ao gol defendido pelo Cássio. Além de ter escapado de uma surra graças ao Paulo Victor, que mais uma vez foi providencial pegando o pênalti do Emer$$on e fazendo ótimas defesas.

O time se comportou demasiadamente mal, mas tem alguns jogadores que merecem ser criticados a mais. Um desses jogadores é o ilustre Renato Abreu. Esse senhor só pode estar de brincadeira. E mais, mais fanfarrão que ele, só o sujeito que mantém-o como insubstituível no elenco e deu a braçadeira de capitão para ele. É lamentável o que esse jogador faz com o meio campo do Flamengo. Ele se arrasta em campo, não ataca, não marca, não corre, não faz nada de útil e ainda quer dar passe de calcanhar dentro da sua própria área. Foi umas das assistências mais lindas do campeonato. Outro destaque negativo da partida foi o zagueiro Arthur Sanchez. Depois de uma estréia como titular relativamente boa contra o Bahia, ele fez uma partida vergonhosa no Engenhão. Além de ser um dos culpados no primeiro gol – Gol que o culpado principal foi o Bottinelli, pois abusou da dose do sonífero que o Ibson deu pra ele – perdeu TODAS as jogadas para o Romarinho. O que o garoto corintiano antecipou de bola dentro da área foi um absurdo. Ele mostrou que, assim como aquele ser medonho denominado Welinton, tem uma capacidade gigante de chegar atrasado em todos os lances.

Entretanto, não tem como tirar os méritos do Joel Santana pela derrota. O homem está no comando do Flamengo há seis meses e até hoje não conseguiu dar um padrão tático para equipe, não conseguiu arrumar a defesa, o meio de campo e o ataque, não deu estabilidade ao time... Na verdade, o Joel Santana não modificou absolutamente nada no Flamengo. Se houve alguma mudança foi pra pior. Se ele não for demitido até a rodada do final de semana é motivo da torcida invadir a Gávea e tirar ele de lá na p*£@@da. Torcida que está muito paciente até então com tudo isso que vem acontecendo na Gávea. Por muito menos já foram pichados muros na Gávea. Mas a torcida só foi esboçar os primeiros xingamentos a Patrícia Amorim depois de dois anos e meio de mandato, sendo que o mandato dela é o mais desastroso da história do clube.

De fato, o Flamengo precisa de mudanças. Não é a saída do Joel que vai resolver, mas já é um início. A mudança tem que ser geral. O departamento de futebol inteiro do Flamengo tem que ser reformulado. A diretoria inteira tem que ser reformulada. As eleições estão chegando e com elas a sua chance de mudar isso. Se você é sócio, vote em alguém que venda profissionalismo. Se não é, vire sócio até o dia 31 de agosto para que tenha direito de voto nas eleições de 2015. O Flamengo tem que ser mudado e já! E essa mudança tem que ser impulsionada pela nação.


Por Arthur Motta ( @Motta_Fla )

                                                                                                                                                   
                                                                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário