quinta-feira, 26 de julho de 2012

O que esperar do Dorival?


Caiu o Joel e toda a massa rubro-negra entrou em êxtase. A saída daquele velho cachaceiro era unanimidade na Nação. Acho que não tinha um flamenguista na face da terra que queria a permanência dele no Flamengo. Mas ao mesmo tempo em que a alegria tomava conta da nação, também existia certo receio com o nome do novo técnico. Ainda com o Joel como técnico, se falou em Renato Gaúcho – o que é normal porque toda vez que um técnico está pra sair da Gávea surge o nome do Renight – também se falou Sampaoli, Lazaroni, Ney Franco, Dunga... Entretanto, quem vai pegar a pedreira de ter que arrumar o time do Flamengo em meio a uma crise é o Dorival Junior.

Pode-se dizer que a carreira do Lourival – Ops... Sonrisal. Digo: Dorival – como técnico começou quando assumiu o Vasco e foi campeão da série B. Sempre é bom lembrar que o Vasco foi campeão da série B no ano em que o Flamengo conquistava o Hexa. Enfim, após sair do Vasco o Dorival foi para o Santos, clube onde foi campeão da Copa do Brasil em 2010. O maior destaque do seu trabalho a frente do alvinegro praiano foi à utilização dos garotos Wesley, Ganso, Neymar e André; Formando assim os Meninos da Vila. A utilização das jovens promessas foi enfatizada porque se tornou uma das principais características do trabalho do Dorival: a utilização de jogadores jovens.

O Dorival foi campeão da série B pelo Vasco, campeão da Copa do Brasil com o Santos. A carreira do Dorival se resume aí. Depois disso teve uma passagem pelo Atlético MG onde livrou o time do rebaixamento em 2010. Mas não fez um bom início de ano em 2011 perdendo o Mineiro para o Cruzeiro e sendo eliminado da Copa do Brasil para o todo poderoso Grêmio Prudente. Ainda em 2011 assumiu o Inter e também fez pouca coisa por lá. Quando foi demitido do Inter a equipe estava com 16 pontos no campeonato, um a mais que o Flamengo do Joel.

Dizer que o Dorival é um grande técnico é asneira. Ainda tem muito a provar. Porém, ele tem características de trabalho bem interessantes que podem dar certo no Flamengo. Em toda a sua carreira o técnico mostrou que costuma barrar os medalhões do elenco que não estão jogando bola para colocar a molecada pra jogo. Vale ressaltar também que o Flamengo tem em mãos a melhor geração que apareceu na Gávea desde aquela de Paulo Nunes, Marcelinho Carioca, Jr. Baiano e cia. Quem sabe se o Dorival barrar medalhões como Renato Abreu e Ibson que não jogam bola desde 2007 e colocar os nossos garotos para jogar esse time não engrene.

Quem sabe com o Dorival o Flamengo não jogue em um esquema ousado e ofensivo. Um possível 4-2-3-1, sem os medalhões Renato Abreu e Ibson, com Cáceres e Luiz Antonio formando a cabeça de área e uma linha de três no meio campo com os três garotos apoiando ao ataque: Adryan, Thomas e Mattheus. Parece utópico, mas não custa sonhar. O elenco do Flamengo não é ruim, se for bem treinado pode render frutos no final do campeonato.

Para os mais supersticiosos, a essa altura do campeonato em 2009, o Flamengo também tinha acabado de trocar de técnico, tinha 15 pontos e o Atlético MG era líder. Será que um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar? Isso só o tempo irá dizer.



                                                                                                                                                    
                                                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário